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sexta-feira, 1 de junho de 2012


05 truques para turbinar seu Gmail

Blog do Paulo Rocha.
Você acha o YouTube um sucesso absurdo e inacreditável de popularidade na web? Pois saiba que o Gmail deixou para trás em número de visitas há muito tempo. Se você usa o Gmail trabalho ou na vida pessoal, provavelmente sabe lidar muito bem com o básico: organização de contatos, envio de e-mails, criação de pastas e mais. Mas se você já domina tudo isso e procura aumentar as vantagens e produtividade do Gmail, aqui vão 05 dicas:

1. Como habilitar notificações no desktop
Se você está esperando por e-mails importantes, não há necessidade de atualizar constantemente ou monitorar sua caixa de entrada. Em vez disso, baixe o add-on para o navegador Google Chrome, que habilita uma janela pop-up que avisa quando você recebe um novo e-mail ou mensagem no chat.

As notificações do chat são habilitadas por padrão, mas você pode desabilitá-las nas configurações do Gmail. Para habilitar as notificações de e-mail ou mensagens do chat, faça o seguinte: clique no ícone de engrenagem na parte superior direita do seu Gmail e selecione “Configurações”. Na aba “Geral”, selecione a opção que desejar na seção “Notificações do Desktop”. Aqui, você pode deixar as notificações do chat ativadas ou desativadas, receber notificações para todos os e-mails recebidos ou apenas aqueles que o Gmail marca como “importante”. Após fazer suas modificações, clique em “Salvar”. É bom lembrar que esse recurso só funciona no navegador Chrome.

2. Como adicionar múltiplos anexos rapidamente em um e-mail
Se um e-mail requer que você envie vários anexos, há um modo mais fácil do que selecionar os arquivos um por um. Caso os anexos desejados estiverem todos na mesma pasta, segure a tecla “Ctrl” (ou Command, em Macs) e clique em cada arquivo que você deseja anexar. Você também pode segurar a tecla “Shift” para selecionar um grupo de arquivos.

Outra opção é clicar e arrastar os ícones dos arquivos diretamente de uma pasta ou de seu desktop para “Selecione um arquivo”. Quando fizer isso, essa área ficará branca e mostrará a seguinte mensagem: “Arraste arquivos aqui para adicioná-los como anexos”.

3. Não perturbe, estou de férias!
A resposta de férias irá enviar automaticamente uma mensagem para qualquer pessoa que envie um email a você, exceto mensagens classificadas como spam e aquelas endereçadas a listas de mailing nas quais o usuário estiver inscrito - esses grupos não receberão uma notificação.

Para configurar a reposta, clique no ícone de engrenagem no canto direito superior da janela e vá em “Configurações”. Na aba General, selecione “Vacation Responder on” na seção de mesmo nome. Em seguida, insira o assunto e o corpo da mensagem nos campos apropriados, e então habilite a caixa na opção “Only send a response to people in my Contacts”, caso você não queira que todos saibam que está ausente.

Se você utiliza o Google App, também verá uma opção para enviar uma resposta apenas para seu domínio. Se clicar em ambas as caixinhas, apenas os usuários que estão nos seus contatos e domínio receberão a resposta automática. Ao terminar, clique em “Save Changes”. Quando voltar das férias, basta clicar no botão “end now”, em um banner no topo da página.

4. Saiba mais sobre seus contatos
O widget de pessoas do Gmail, localizado à direita das mensagens, mostra informações contextuais a respeito das pessoas com as quais você está interagindo através do serviço. Clique no nome do contato para exibir informações como nome, email, cargo, posts no Google+ que estão visíveis para você, mensagens trocadas recentemente, entre outros. O painel mostra ainda eventos do Google Calendar e documentos do Docs que tenham compartilhados.

Se você possui diversos contatos em um tópico de email, aquele com a primeira mensagem não lida daquela conversa terá as informações citadas acima exibidas no widget de pessoas. É possível obter detalhes sobre outros usuários que estejam nessa conversa ao clicar no link more no topo do widget. Para desativar este recurso, clique na engrenagem e selecione “Settings”. Na aba “General”, clique no botão “Hide the people widget”; depois disso, basta escolher Save Changes.

5. Encerre suas sessões automaticamente
Se você utiliza múltiplos computadores ou dispositivos com a mesma conta Gmail e acha que esqueceu de fazer logout de algum deles, é possível fazer isso remotamente. Role para a base da página, e você verá informações a respeito do horário e localização a respeito da atividade de sua conta. Escolha “Details” para ver em que locais ela ainda está aberta, com outras informações como o endereço de IP. Se preferir, você pode encerrar todas as suas sessões a partir dessa janela.


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