Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de junho de 2012


5 dicas para fotos de cenas de ação

Siga estas dicas para conseguir tirar ótimas fotos em movimento.
Se você já tentou fotografar crianças, animais, carros ou aviões em movimento, pode ter se desapontado com os resultados: muitas vezes a imagem não passa a sensação de “ação” que deveria. Esse é o problema em “congelar” a ação, muitas vezes ela fica parada demais. Felizmente há um antídoto para isso, uma técnica clássica de fotografia conhecida como “Panning”, que permite que o assunto principal da foto esteja em foco, congelado no ato, enquanto o fundo está desfocado. Quando usada corretamente, ela resulta em fotos que passam uma intensa sensação de movimento. Veja abaixo cinco dicas simples para conseguir fotos muito mais vibrantes.

1. Revise sua postura

A base do panning é acompanhar com o movimento do objeto a ser fotografado com a câmera, com a maior precisão possível, mantendo-o na mesma posição relativa na cena à medida em que se move. Você não deve se mover nesse momento, o segredo é girar os quadris. Espace as pernas para que consiga um bom equilíbrio, e leve o visor da câmera ao seu olho. Não tente fazer isso com os braços esticados e a câmera longe de você, ou na altura da cintura. Já vi gente fazer isso, e os resultados não foram lá muito bons.

Também é recomendado que você segure a câmera na mão em vez de usar um tripé. Em teoria colocar a câmera em um tripé e deixar a cabeça dele solta para que você possa girá-la e acompanhar a ação parece uma boa idéia, mas na prática é algo difícil de fazer, e você não conseguirá acompanhar o movimento de forma tão consistente quanto se estivesse girando o corpo.

2. Ajuste a exposição

Agora é hora de definir a exposição da câmera. Você vai conseguir os melhores resultados quando a velocidade do obturador for lenta o suficiente para “borrar” o fundo, mas não lenta o suficiente a ponto de ser impossível congelar o objeto a ser fotografado. Lembre-se de que você precisará bater a foto assim que ele passar à sua frente, e continuar a mover o corpo durante a exposição. Muitas câmeras digitais, especialmente as SLRs, bloqueiam o visor durante a exposição, então você não conseguirá ver nada durante o momento crítico.

Dadas estas limitações, é recomendado colocar a câmera no modo Prioridade de Abertura e selecionar uma velocidade do obturador de 1/15 segundo. Pratique com essa velocidade por um tempo, e se conseguir consistentemente fotos boas, tente reduzir a velocidade do obturador para 1/8 segundo. Se você for muito abaixo disso, terá problemas em congelar a ação. Se for acima de 1/15, o fundo pode não borrar como desejado.

3. Afaste a imagem

Não use o zoom para aproximar demais o objeto. Se ficar próximo demais, duas coisas podem acontecer: primeiro, qualquer tremor nas suas mãos será muito mais evidente e o objeto não irá ficar tão nítido. Segundo, você pode acabar não mostrando o suficiente do fundo da cena, prejudicando o contexto da foto.

4. Luzes, câmera... ação!

É hora de fazer a foto. Como mencionei antes, você deve acompanhar o objeto enquanto ele passa na sua frente, então começe quando ele estiver à sua extrema esquerda ou direita. Gire o corpo seguindo o movimento, e aperte delicadamente o obturador (para evitar tremores na imagem) assim que o objeto estiver no ponto mais próximo de você, ou seja, à sua frente. Continue girando o corpo, acompanhando o movimento, até que você não possa mais vê-lo.

Depois de fazer a foto, confira os resultados na tela da câmera. A prática faz a perfeição, então continue tentando até chegar ao ideal: um objeto nítido e um fundo borrado, passando uma intensa sensação de velocidade.

5. Tente alguns retoques depois

Por fim, alguns retoques nunca são demais. Ajustar um pouco a nitidez pode ser algo desejável, mas se você fizer isso na foto inteira poderá produzir artefatos desagradáveis no fundo. Então apele para um meio-termo: com uma ferramenta de seleção como o Laço Magnético (Magnetic Lasso, comum em vários editores de imagem) isole apenas o objeto fotografado, e aplique um ajuste de nitidez apenas nele usando uma opção como Unsharp Mask (Máscara de Desaguçar, em português). Vá com calma, aplicando um pouquinho de cada vez, até a imagem ficar a contento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário