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segunda-feira, 25 de junho de 2012


Toyota e BMW planejam ampliar parceria para carros mais eficientes

Aliança poderá se estender para fabricação de carros mais leves.
Em troca, japoneses compartilharão tecnologias 'verdes'.


Enquanto a aliança da BMW com a Peugeot Citroën poderá ser revista, a parceria da fabricante alemã de carros de luxo com a japonesa Toyota deverá ser ampliada. Segundo a agência Kyodo, os grupos planejam compartilhar tecnologia de veículos híbridos, de célula de combustível, prevista no anúncio dessa aliança, em dezembro passado, e também aquela para fabricar carros mais leves.
Ainda de acordo com reportagem da agência nesta segunda-feira (25), os porta-vozes de Toyota não quiseram fazer comentários, mas ambas as companhias pretendem melhorar sua competitividade e reduzir custos no desenvolvimento de tecnologias para carros com consumo mais eficiente.
Será a primeira vez que a Toyota, que planeja lançar seu primeiro veículo elétrico de célula de hidrogênio em 2015, compartilha seus conhecimentos técnicos no que se refere a este tipo de automóveis. O "carro verde" mais conhecido da montadora japonesa é o Prius, híbrido em que o motor elétrico predomina, que ela deverá trazer para o Brasil ainda neste ano. Já existe uma versão 100% elétrica desse carro, vista no último Salão de Tóquio, em dezembro passado. No mesmo evento, a montadora mostrou, entre seus conceitos, o FCV-R(veja no vídeo acima), que deve servir de base para o carro a ser lançado em 2015.
Esse tipo de tecnologia permite uma autonomia maior para o carro elétrico na comparação com as demais opções disponíveism, que dificilmente passam dos 160 km. O conceito japonês, segundo a montadora, roda até 700 km sem precisar de recarga.
Em troca de conhecer os avanços neste terreno e no da tecnologia para veículos híbridos da Toyota, a BMW, por sua vez, compartilhará sua tecnologia para fabricar carros mais leves mediante o uso da fibra de carbono, informa a Kyodo. Conforme o acordo assinado em dezembro passado, a BMW fornecerá à Toyota motores diesel de 1,6 e 2 litros, a partir de 2014, para veículos destinados ao mercado europeu.

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