Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de junho de 2012


Os Sem-Conexão

Quase metade das casas no Brasil tem PC, mas maioria sem conexão de internet.
Eu, particularmente, não vejo graça alguma possuir um computador sem conexão de internet, a minha é Net Virtua, mas é isso que acontece com muitos brasileiros. Segundo um novo estudo do Comitê Gestor da Internet (CGI), divulgado ontem (31/05/2012), mostra que quase metade dos domicílios brasileiros já possui pelo menos um computador. Do total de 25 mil casas visitadas pelo órgão em 317 municípios, nas áreas urbanas e rurais, 45% dos moradores declarou tem um computador próprio. Contudo, a maioria desses computadores está desconectado da web: apenas 38% das casas possuem conexão banda larga.

Apesar de ter mais da metade da população sem acesso às tecnologias, a situação do Brasil evoluiu nos últimos anos. De acordo com o CGI, o número de domicílios com conexão de internet aumentou 10 pontos percentuais no último ano. O número de casas com conexão de internet cresce no mesmo ritmo: subiu de 27%, em 2011, para 38%, em 2012.
Notebook
Maioria dos domicílios no Brasil tem computador,
mas sem conexão de internet
Uso de notebooks dobra na classe C
Os computadores de mesa (desktops) continuam sendo os computadores mais populares nos domicílios visitados pelo CGI. Do total de casas com computador, 79% delas tinham um desktop. O número de casas com notebooks ficou em 39%. A proporção de uso dos dois tipos de máquinas, no entanto, está se invertendo: em 1995, 95% usavam desktop, enquanto apenas 10% adotavam notebooks.

De acordo com o CGI, um quarto da amostra de domicílios (cerca de 2,5 mil) pertencem à classe C. Neste segmento da população, a posse de notebooks dobrou no último ano e hoje é de 28% do total. Na classe A, o número de casas com notebook é equivalente ao de casas com desktop - 81% e 82%, respectivamente. Os tablets estão presentes em apenas 1% dos domicílios com computador - mas são 10% entre as casas de classe A.
Internautas representam 50% da população
O número de brasileiros que declararam ter navegado na internet nos últimos três meses, os chamados usuários ativos de internet, aumentou de 41%, em 2011, para 45%. Os domicílios continuam sendo o local mais usado para acessar a internet, com 68%, quase duas vezes mais citado do que as lanhouses. O acesso a partir de lan houses decresceu 18% em um ano, enquanto o acesso domiciliar subiu 20%, o que sugere que a população está tendo maior acesso a serviços de banda larga.

O uso de internet no celular avançou 12 pontos percentuais em relação a 2011, de acordo com o CGI. O maior aumento foi entre os usuários de celulares pré-pagos. No total, o número de usuários de internet no celular chegou a 17% do total. O uso de banda larga móvel (modem 3G) também aumentou mais do que a banda larga fixa no período.

Isso significa que em 2011, a banda larga móvel foi a principal responsável pelo crescimento na proporção de conexões de banda larga no país. Além disso, pela primeira vez, as conexões via banda larga móvel ultrapassam o acesso discado, que está em franco declínio”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.
Falta de acesso é maior em regiões rurais
Apesar do crescimento no uso de internet no Brasil, nas áreas rurais 90% dos domicílios não possuem conexão de internet. No Nordeste, este número é de 79%. Os domicílios das classes D e E também estão à margem da internet no País: 86% dos entrevistados declararam não ser usuários de internet - na classe A, o índice é de apenas 8% do total.


Nenhum comentário:

Postar um comentário